segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Egrégios avós


Durante o discurso do 5 de Outubro, Cavaco Silva anuncia intenção de processar os presidentes da primeira república pela situação actual do país .

"Foi para mim uma inspiração" foi como Cavaco Silva descreveu a ideia peregrina do actual presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, de processar os anteriores presidentes do Sporting pelo descalabro actual do clube. No seu discurso do 5 de Outubro, e sem fazer paralelismos demasiados entre Portugal e o Sporting, Cavaco Silva usou da historiografia para explicar em poucas palavras como a incapacidade governativa dos presidentes da primeira república, de Teófilo Braga a Bernardino Machado, resultou na rambóia total do regime republicano que acabaria por levar Portugal à ditadura e, finalmente, à rambóia total do regime democrático actual.
Cavaco defendeu assim o seu plano de processar os sete presidentes da primeira república pela sua culpa no estado actual do país, estando a ponderar contratar o advogado Marinho e Pinto para levar a bom porto este processo. Quando interrogado sobre o porque do processo não incluir também os governantes da ditadura e do regime pós-25 de Abril, Cavaco explicou que apesar de ele próprio não gostar de se envolver em política, considera terem havido alguns bons governantes nesse período, nomeadamente quadros do Banco de Portugal do tempo do Estado Novo que depois foram primeiros-ministros durante as décadas de 80 e 90 do século passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário